LIÇÃO 1: QUATRO VERDADES MAIS IMPORTANTES

 



 

Primeira Verdade: Cristo Me Ama

Em Salmos 23.1-3 dizO SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça.

Em Mateus 9.10 e 11 dizEstando Jesus à mesa, na casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos de Jesus:
— Por que o Mestre de vocês come com os publicanos e pecadores?
Mas Jesus, ouvindo, disse:
— Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Vão e aprendam o que significa: “Quero misericórdia, e não sacrifício.” Pois não vim chamar justos, e sim pecadores.

Parábola do Filho Pródigo

Lucas 15.11-12 diz: Certo homem tinha dois filhos. O mais moço deles disse ao pai: “Pai, quero que o senhor me dê a parte dos bens que me cabe.” E o pai repartiu os bens entre eles.

Ainda na primeira verdade, vemos que que o filho pródigo só pensava nas suas coisas, no que ele tinha direito, na sua herança, mas apesar de tudo isso, ele era muito amado pelo seu pai. Provavelmente existe pessoas que apesar de ser muito amada por Deus, familiares, amigos, ainda não estão valorizando ou não dão a devida importância a esse amor. Mas uma coisa é certa: Cristo nos ama.

 

Segunda Verdade: O Pecado Me Afasta de Deus

Em Romanos 3.23 diz: pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,

Em Romanos 6.23 diz: Porque o salário do pecado é a morte

Na Parábola do filho pródigo vemos que o salário do pecado é a morte e que esse pecado nos afasta de Deus.

Veja em Lucas 15.13,14 dizPassados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma desenfreada. Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade…

Muitos tem desperdiçado não só o amor de Deus, mas também as bençãos e vivendo como se não precisassem D’Ele, gozando dos prazeres que o mundo oferece.

Terceira Verdade: Cristo Morreu por Mim

Romanos 5.8 dizMas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores.

João 3.16-17: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Lucas 15.18-21 dizVou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: ‘Pai, pequei contra Deus e diante do senhor; já não sou digno de ser chamado de seu filho; trate-me como um dos seus trabalhadores. E, arrumando-se, foi para o seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou. E o filho lhe disse: “Pai, pequei contra Deus e diante do senhor; já não sou digno de ser chamado de seu filho.”

É o pecado que nos afasta de Deus e sendo pecador não poderíamos ter comunhão com o Pai, foi por isso que o Pai deu o seu filho Jesus para morrer por nós na cruz. Foi por Amor, é esse Amor que nos leva ao arrependimento.

Quarta Verdade: Eu Entrego a Minha Vida a Ele

João 1.12 diz: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome.

2 Coríntios 5.21 diz: Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós, para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

O filho voltou a casa do pai para nunca mas sair!

Lucas 15.22-23 diz: O pai, porém, disse aos servos: “Tragam depressa a melhor roupa e vistam nele. Ponham um anel no dedo dele e sandálias nos pés. Tragam e matem o bezerro gordo. Vamos comer e festejar, porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.” E começaram a festejar.

Conclusão

A história do filho voltando para casa.

Sugestão de Perguntas:

Apesar do filho pródigo ser muito amado pelo seu pai, vemos que que ele só pensava na sua herança, “no que ele tinha direito”. Provavelmente existe pessoas que apesar de ser muito amada por Deus, familiares, amigos, ainda não estão valorizando ou não dão a devida importância a esse Amor. O que precisamos fazer para não cometer o erro do filho pródigo?

A palavra de Deus fala que o salário do pecado é a morte. Como podemos nos libertar do pecado, dos prazeres que o mundo oferece e voltarmos para Pai assim como fez o filho pródigo?

O que nos leva ao arrependimento genuíno, nos arrepender de todos nossos pecados?

Em Romanos 10.9-11 diz: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.”

A parte de Jesus foi morrer por nós na cruz, Ele se entregou por amor a cada um de nós. E agora, qual a nossa parte?

Comentários